4 de nov. de 2011

UM POUCO MAIS DO PRECIOSO TEMPO!


Imagem do meu arquivo pessoal - By Ana Catarina Luz, filha que amo de imensidão!


UM POUCO MAIS DO PRECIOSO TEMPO!


Queria mais tempo. Tempo para mim. Tempo para fazer as coisas que gosto. Tempo para ficar à toa. Tempo para escolher o que fazer, sem preocupações com o tempo passando e as obrigações à minha espera. Tempo livre de contemplar o céu azul e me imaginar mergulhada nele feito mar de sonhos!

Queria mais tempo também para escrever. Escreveria sobre as coisas acumuladas na minha cabeça e que não posso partilhar por falta do precioso tempo que não pára para descanso. Queria mais tempo para não deixar perder as ideias.  Elas vão se apagando da memória que não quer guardar nada além dos compromissos diários.

Queria ter mais tempo porque tem horas que surgem pensamentos bons e dariam uma história bacana, acontece que as ideias têm pressa para virarem textos. Embora que lhes peça para ficarem guardadinhas até a hora em que tenha tempo de lhes transformar em palavras reunidas, elas se vão e as perco para sempre.

Queria ter mais tempo. É! Eu bem que tentei conseguí-lo subtraindo minhas horas de sono, porém,  ao invés de aproveitar o tempo de horas reduzidas de descanso comigo e com o que me dá prazer, acabo arrumando mais compromissos e o tempo todo conseguido, outra vez fica curto e não curto nada daquilo que eu queria para mim.

Queria mais tempo. Tempo para nada. Para não fazer absolutamente nada, pois sei que não tendo nada para fazer, eu faria tudo aquilo o que realmente importa gastar tempo!




Djanira Luz

A MATEMÁTICA DA VIDA!


 

Imagem arquivo pessoal - By Ana Catarina Luz


A MATEMÁTICA DA VIDA!


Tudo é matemática. Na lembrança, a voz do professor dizendo:


“- A matemática irá acompanhá-la por toda a vida!”

Recordo que ri desconfiando desta afirmação. Estava errada! Em tudo o que faço, penso ou gosto tem a soma, a divisão, a multiplicação ou a subtração de alguma coisa.

E assim tem sido. Quando dois que se amam, somam-se em alegria na terceira vida que chega.  Filho querido. Na separação, subtrai-se muito mais do que bens materiais. O que foram dois, torna-se um.  E solitários ficam outra vez.

Na receita do bolo, um punhado disto e daquilo outro. Não houver a quantidade exata de ingredientes,  a massa não vai dar certo! Para o preparo da droga que cura, a exatidão na dose é vital. Se para mais ou pare menos, grande diferença. Uma fina e tênue distância entre a cura e o veneno. É bem verdade o dito “o que faz o veneno é dose”. Por isso da importância de cálculos precisos.

Gosto de multiplicar sorrisos quando estou ao lado de pessoas agradáveis. Somamos e multiplicamos geralmente o lado bom da vida: alegria, fé, esperança, sonhos...  E quando dividimos nossas dores, elas diminuem!

Ruim é a matemática dos desonestos que somam para si riquezas, subtraindo benefícios para quem verdadeiramente precisa. Pessoas egoístas e sem ética não conhecem as operações da divisão! Com certeza não foi aluno do professor Roberto! Duvido que ele aprovaria quem não soubesse o básico para se tornar um cidadão honesto e íntegro.

Sim, professor Roberto! Estava certo. Em tudo o que vejo e penso, a matemática está viva, presente. Fazendo parte da minha história de vida.  Até para tocar violão precisa-se do plano cartesiano para entender as vibrações das cordas!

E assim somo conhecimento a cada aniversário. Divido abraços e beijos. Multiplico alegrias e subtraio tristezas. No fim das contas, belo saldo positivo!

 


 
Powered By Blogger