3 de out. de 2011

POR DENTRO DE CADA CABEÇA...



A imagem desta página foi retirada da busca Google. Caso seja sua criação e não autorize postá-la, por favor avise-me que retirarei imediatamente. Obrigada!

POR DENTRO DE CADA CABEÇA...



Um grupo de amigos reunidos em  mesa de bar. Entre homens e mulheres, a conversa fluía animada.  Mentes cheias de ideias, enquanto os copos iam sendo esvaziados. Tantas cabeças juntas, as mentes começaram a interagir entre si. Uma mente feminina quis saber da mente de um homem sentado à sua frente:

- O que traz aí dentro? Que ideias tem?

- Ah, eu tenho Mentiras e Falsidades! Muitas! De tudo quanto é jeito e tamanho!

- Como assim? - Quis saber a mente da mulher.

- Se for para mentir para um filho o motivo pela demora da volta para casa, digo que o pneu furou e demorei a encontrar borracheiro aberto. Agora, se for para a mulher, eu mato o patrão, o filho do patrão, sequestro a mãe dele. Enfim, dou trilhões de falsas desculpas! Armo circo! Crio uma peça ou uma tragédia para me dar bem no fim. Mas, o que mais gosto é de mentir sobre aquilo que farei, mas nunca tenho intenção de fazer. São essas mentiras que me colocaram aqui onde estou. Do alto do palanque, as minhas mentiras tornam-se verdades aos ouvidos de pessoas humildes e inocentes.  São eles que me elegem por acreditarem nas mentiras ditas com convicção. Tornei-me um hábil falsificador da verdade! E, eu minto tanto e tão bem que acabo eu mesmo acreditando nas minhas mentiras e tem horas nem mesmo sei o que é verdade ou mentira na minha vida!

- Olhando para a mente de uma jovem, a mente pensativa fez a mesma pergunta:

- O que tem aí guardado?

- Aqui dentro tenho Inveja e Ciúmes! Morro de inveja de tudo e de todos! E não é por eu não ter atributos ou condições de ser igual. Eu simplesmente odeio ver alguém feliz, bonita, inteligente. Então vivo a invejar tudo e a todos. Chego a sofrer mal físico de tanto que penso no sucesso e alegria alheia. O ciúme corroi a sanidade dos meus pensamentos! Acabo sofrendo mais do que curtindo minha bela e confortável vida...

- E você aí no canto, que pensamentos tem em você?

- Eu sou um poço de Orgulho e Desprezo!!! Tudo em mim sempre foi, é e será melhor do que todos os que meus olhos alcançam ver! Ninguém sabe mais do que eu, nem faz as coisas certas como só eu sei fazer! Tem horas que penso o tanto de desperdício neste mundo! Tanta gente e ninguém como eu! Eu penso e acredito – eu me basto!

A mente feminina que observava as outras, estava um tanto desiludida por crer só haver mente de pensamentos sórdidos. Avistou, porém, um jovem e imaginou que, talvez, naquela mente teria sorte em conhecer belas ideias:

- E você, jovem mente, o que traz em si?

- Eu? Eu tenho Ajudas e Soluções! Para tudo o que há e para tudo o que poderá ser, tenho uma receita para melhorar, consertar, corrigir ou ajudar! Se o problema está difícil de solucionar, ensino a encontrar uma saída. Se não há saída para alguma questão, indico então novos caminhos! Se alguém borrou uma parede que acaba de ser pintada e não há tempo nem recursos para o acerto, sugiro que se faça ali uma arte abstrata! Coisas simples assim que tenho aqui em mente. Ideias e soluções ao alcance das mãos e do bolso e que, muitas vezes, nos deixam longe das discussões, dos fracassos ou das perdas.

A mente cheia de Orgulho, olhando para a mente que estava querendo saber demais sobre as outras mentes, perguntou com desdém:

- E você, o que tem aí dentro dessa cabeça de mulher?

- Ah... Eu tenho Fé e Otimismo!

Orgulhosa de si, a mente zombeteira indagou outra vez:

- E para que lhe serve isso?

- A fé torna-me mais sensata e freia minhas ideias para a mentira, para a inveja, para o engano, para o mau julgamento, para não cometer injustiças e para as vaidades.  A fé enche-me de otimismo, tornando-me uma mente mais voltada para a alegria e beleza da vida do que para o lado mal que há em cada ser. Também possuo em mente todos esses sentimentos menores da inveja, do ódio, do ciúme, das vaidades...O diferencial é que a fé sobrepuja todos os demais pensares, realizando na minha vida um equilíbrio para que eu não cometa exageros maldosos a outras mentes.

Cada ser possui seu universo próprio de ideias trancados na cabeça. Cabe-nos decidir  quais vias devemos alargar em mente. Se os pensamentos dos bons adjetivos ou dos maus.

Diga-me, mente que lê estas letras, o que tem aí dentro dessa cabeça? Seja feliz todo dia com suas escolhas!rs




 
Powered By Blogger