13 de mai. de 2010

CORRENTES PARTIDAS?



As imagens desta página foram retiradas da busca Google, caso seja sua criação e não autorize postá-la, favor entrar em contato comigo que retirarei imediatamente. Obrigada!



CORRENTES PARTIDAS?



Foram realmente partidas as correntes que aprisionavam os negros? Valeu a coragem da Princesa em promulgar a Lei Áurea? Os negros, afro descendentes são de fato livres?

O que é liberdade? Direito de ir e vir.? Poder fazer ou dizer o que se quer? Estar onde e com quem se quer? É o afro descendente ter todos e mesmos direitos que o caucasiano possui?

Não. Não é o que vejo na realidade dos olhares e intenções. Há muita corrente aprisionando o negro, infelizmente. Da boca para fora a liberdade é um sonho lindo alcançado com abolição da escravatura. Dentro de muita mente, porém, o branco mantém acorrentado ideias preconceituosas e ultrapassadas.

Um negro na rua é só mais um afro descendente. Um anônimo invisível como qualquer branco pobre. Um negro afortunado ou famoso não tem cor! Já ouvi muitos dizendo:
“- Ele nem é tão escuro assim”. Incrível como dinheiro e status alteram cores nos olhos dos preconceituosos!

Você libertou a raça negra de preconceitos? Despiu-se dos seus? Aceitaria com naturalidade se um filho ou filha casasse com alguém da raça negra? Entre dois candidatos a vaga de emprego onde a competência de ambos fosse a mesma, concederia a vaga para qual deles?

Desprezo qualquer tipo de preconceito. Mas, o da cor onde fez do negro escravo, é vergonhoso. Para mim, liberdade racial é fato. Foi ontem, é hoje e sempre será.

Obrigada, princesa Isabel Cristina pela sua coragem e ousadia heróica!



Djanira Luz
Powered By Blogger