5 de mar de 2009

O JEITO DE VER QUE LHE CONVÉM...




Lorena tinha o péssimo defeito de ficar criticando tudo e a todos. Para ela, nada nem ninguém estava de bom tom.


- Olha só o pé daquela garota, Catarina... Enoooooooooorme!


- Olha o resto do corpo e o rosto dela como são lindos! Quem vai se importar com os pés do pavão quando ele tem uma cauda maravilhosa para se apreciar? – Defendeu Catarina as ofensas dos olhos invejosos da Lorena.


Catarina nem sabia direito por que andava com aquela “purgante”. Bem, no fundo sabia. Catarina era única que tolerava Lorena. Ninguém suporta ficar ao lado de alguém tão insatisfeita quanto ela.


Outro dia, as amigas foram tomar um sorvete no Bob’s, entrou uma menina e Lorena não conseguiu manter a língua calada dentro do sorvete:
- Nossa, Cat! Nem reconheci a Rosa... Olha só o cabelo dela! Deve ter feito escova progressiva, inteligente e definitiva tudo de uma vez, o cabelo dela é “que nem” Bombril! Deve ter gastado uma grana!


- Não exagera, Lorena... O cabelo dela é ondulado e grosso. Ficou lindo! Você lembra da apresentadora Angélica no iníco da carreira, antes de ficar famosa? O cabelo dela era bem cheio e rebelde, veja hoje como está... Cada um faz o que for para se sentir melhor. Bom para elas!
Lorena não gostava das defesas da Catarina, porém, ela só dizia coisas coerentes... E Lorena sabia se perdesse a amizade dela, certamente teria que fazer seus reles comentários com a parede.


Quando entrou uma menina nova na turma delas, Lorena ficou filmando a garota até encontrar um defeito para atacá-la com suas críticas ardilosas:


-Credo, que bocão! Dá até medo, parece que vai engolir a gente... Ha, ha, ha! – Disse Lorena num tom zombeteiro.


-Quem? A Lilly? Nossa, eu acho lindo! Parece com a boca da Angelina Jolie... Os homens adoram mulheres de lábios grossos, sabia Lorena? Tem mulheres lindas com lábios iguais aos da Lilly... Tem a Cicarelli, Karina Bacchi e muitas outras que não lembro o nome agora. - Revelou Catarina.
- Pois eu acho horrível! – Desdenhou Lorena.


Naquele festa de quinze anos, todos animados, menos ela... Lorena, claro! É que as meninas estavam lindas, impecáveis, quase perfeitas! Mas, alguém tinha de ser a vítima da hora para sofrer as investidas da insensível Lorena.


- Catarina, Catarina, corre aqui! Anda, vem... – Lorena estava eufórica, parecia ter visto passarinho verde.


- Que foi Nena? Viu algum garoto gato e ficou interessada, diz quem é? Só não pode dizer que é o Wesley pois ele já tem dona! – Disse divertida Catarina.


- Não, pára de palhaçada! Sabe que não estou interessada em nenhum bocó daqui, só tem mijão, tudo criança, nem sabem beijar direito! – Zangou-se Lorena.


- E por acaso você já beijou alguém, Nena? – Brincou Catarina.


- Esquece... Eu chamei você para mostrar o nariz da Sheila! Olha que coisa mais feia, menina! – Disse batendo palminha tamanha era a excitação de ver alguém para pôr defeito.


- Cruzes, Lorena... Que horror! Ficar com essa cara de felicidade por causa do Nariz da Sheila? Olha só, o nariz diferente dela não atrapalha coisa alguma. Ela é linda e o nariz não ofusca a beleza em nada. Dá até um toque exótico. Se fosse assim, coitada da modelo Gisele Bündchen... Ela tem o nariz diferente nem por isso deixou de ganhar muita grana. E quer saber? Cansei do seu jeito grosseiro com as pessoas. No início era até engraçado sua maneira de ver o outro... Mas, agora vi que você é uma pessoa ruim e que só vê defeitos!


- Você sempre fica contra mim e defendendo essas horrorosas! E você é uma chata... Parece a sonsa da Polyanna daquele livro que tive que ler na quarta série... Para ela e para você, tudo é bonitinho, tudo bom, tudo do bem... Enjoativas, você e a Polyanna! - Gritou Lorena insatisfeita.
- Acho que você que é enjoada... Só vê o defeito dos outros. Se liga, garota! Olhe-se no espelho... Você não é nenhum modelo de perfeição. Ninguém é perfeito. Mas, eu procuro valorizar em mim o que tenho de melhor e ver no outro o que ele também tem de melhor, os defeitos ficam sendo detalhes... O que para você é defeito, para outros é charme... E passe bem! Divirta-se, ó deusa da perfeição! – Catarina desabafou e deixou Lorena sozinha.


Lorena mal acreditava nas verdades que fora obrigada ouvir, tinha no rosto uma expressão de espanto, olhos arregalados, boca aberta, cabelos em pé. Todos os defeitos lhes eram visíveis naquele momento... Ninguém é perfeito!