15 de abr. de 2010

MULHER PRETÉRITO-FUTURO



As imagens desta página foram retiradas da busca Google, caso seja sua criação e não autorize postá-la, favor entrar em contato comigo que retirarei imediatamente. Obrigada!


MULHER PRETÉRITO-FUTURO


Numa tarde reuniram-se elas para o habitual encontro semanal de amigas. Dia escolhido para conversas fiadas e línguas afiadas.

Lana não se conformava com a forma de Zeti viver. Ora ficava absorta nas reminiscências dos tempos retidos bem lá atrás da sua vida, no distante e adormecido passado. Ora criava um futuro tão prometedor que se esquecia de fincar a mente e os pés no presente.

- Iiiih, Zeti! Volta para o nosso agora. Sai dessa máquina do tempo! Só a vejo falar do ontem ou do amanhã. E o hoje, como é que fica? Por que esta atitude?

- Prefiro viver recordando as alegrias do passado tendo esperanças que o futuro será bom para mim.

Uma outra amiga, a mais religiosa delas, censurou:

- Zeti! Com esse seu pensamento de viver em função do passado com a cabeça no futuro está indo contra os ensinamentos bíblicos onde diz que devemos viver o hoje, deixando para trás o tempo ido e não nos preocuparmos com o amanhã, pois "o futuro a Deus pertence"!

Tamborilando sobre a mesa, Zeti declarou:

- Acho que não sou uma boa filha de Deus. Talvez eu seja filha da Vida sem Pai...

- Que isso, Zeti, não falei por mal! Não fique assim... – Constrangida pelo que havia dito, a amiga tentou retratar-se. Sarah lembrou-se que em certos momentos entre amigas não cabe censura ou pregação.

- Ledo engano, Sarah! Não estou triste. A racionalidade da minha mente inibe meus sentires e nessa hora o intelecto impede-me de rir ou chorar. Por isso prefiro ser saudosa lembrando a alegria do passado e ter esperança de dias melhores no futuro. Enquanto penso assim esqueço-me do presente. Meu hoje não tem sido fácil. Nele existem poucos motivos para risos ou perspectivas... Por isso vivo o presente, sempre olhando para trás e para frente dos meus dias.

Lana que havia iniciado aquela conversa, tentado convencer Zeti a viver a atualidade, concluiu:

- Minha amiga querida, você não pode viver assim! Parece uma mulher sem presente. Por mais difícil que seja a vida, deve vivê-la no tempo real, Zeti!

- Lana querida, cada um escolhe a melhor maneira para sentir alegria. Este é o meio que escolhi.

Lana não aceitando as convicções da amiga, insistia em querer mudar-lhe as ideias, ainda tentou:

- Não entendo o seu jeito! Aliás, não entende e não aceito!

- Lana... Veja bem! Se fui, não estou, então poderei ser feliz outra vez em novos dias, não crê?

Por alguns instantes emudecida ficou Lana. Agora era ela quem parecia distante, talvez no seu passado ou quem sabe, no incógnito futuro. Finalmente Lana refletiu:

- É amiga... Eu que tanto tentei mudar essa sua atitude de recorrer as alegrias de ontem de olho nos sonhos do amanhã reconheço que deste modo você é bem mais feliz do que eu. Você não sustenta a dor, antes busca as boas lembranças tendo expectativas no amanhã. Já eu, do passado só tenho a recordação de dias de dor, carências, sofrimentos. E do futuro sinto medo pela incerteza do que me virá...

Com seu jeito sereno e resoluto de ser, Zeli aconselhou Lana:

- Então viva o hoje! Aproveite e desfrute deste momento belo. Viva o máximo do seu presente, pois ele é bom, amiga! E não tema o futuro, pois é lá que moram os sonhos. Os nossos cobiçados sonhos que iremos ou não realizar. Não importa se não pudermos realizar todos eles. O bom é que futuro é a casa dos sonhos que nos mantêm alegres e cheios de otimismos.

Lana antes com feições duvidosas, sorriu e disse animada brincando com a amiga:

- Se não vive o hoje você é uma farsa iludida com o que se foi e com o que virá, Zeli!

E Zeli revelou:

- Não! Nunca uma ilusão ou farsa... Eu sou es-cri-to-ra! Vivo a imaginar para levar contentamento e beleza ao leitor. Por isso recorro ao passado alegre e escrevo sonhos que habitam lindamente lá, no meu futuro escrito nas estrelas!


Djanira Luz
Powered By Blogger