12 de ago. de 2009

O MISTERIOSO VÍRUS MUTANTE DA GRIPE...



As imagens desta página foram retiradas da busca Google, caso seja sua criação e não autorize postá-la, favor entrar em contato comigo que retirarei imediatamente. Obrigada!




O MISTERIOSO VÍRUS MUTANTE DA GRIPE...

(Crônica diálogo baseada numa conversa real entre amigos)


- Oi, Jô!

-Fala, Zé!

- Coisa tá feia, né?

- Ué, compadre, se olhou no espelho?rs

- Deixa de bobagem, homem, tô falando de coisa séria!

- Morreu quem?

- A pergunta certa é morreram quantos?

- Acidente? Valha-me Deus? Conta logo!

- Não dá para contar... Os homens tão escondendo tudo de nós!

- Vixi! Eu não tô entendedo vírgula nenhuma nessa nossa prosa! Acaso bebeu água que passarinho não bebe?

- Não, claro que não! A essa hora do dia sabe bem que só bebo é café, Jô! Tô falando é dessa gripe de que trocou de nome. Era gripe suína, depois virou tal de Influenza A do vírus H1N1. Ela está matando mais gente que anuncia o noticiário... Cada dia aumenta mais o número de vítimas da gripe!

- Chama gripe do porco porque a quem falta a higiene, ela ataca, faz morada e leva quem se descuida para a morada eterna... Doença se espalha assim dessa grandeza por causa de falta de higiene! O povo perdeu os hábitos de lavar as mãos antes de comer, depois de fazer suas necessidades fisiológicas, esquece de lavar as mãos antes de sair do banheiro e o que deixa meus raros cabelos em pé é ver gente comendo na rua com as mãos sujas de dinheiro!

- É verdade, Jô. Dinheiro é a coisa mais suja do mundo no mais amplo sentido da palavra! Quanta doença pode ser transmitida e quantos por ganância se sujam por causa dele...

- Tá com medo de morrer com essa gripe, Zé?

- Sabe, Jô, temos a péssima mania de achar que somos Super-Homens, que nunca vamos contrair essas porcarias e acabamos nos descuidando por desacreditar que podemos adoecer... Para falar a verdade, eu começo a perder sono com o crescimento de casos, porém, é a desinformação do governo que me deixa mais preocupado! Parece que estão tão perdidos quanto nós ou a coisa tá mais feia que se imagina, pois a cada dia noticiam informações diferentes sobre a gripe! Fico preocupado com os filhos, a mulher, meus pais idosos. Não só com os meus, mas com a população em geral...

- É mesmo. Sabe que você tem razão em dizer desinformação? Veja só no caso do retorno das aulas. Os alunos deveriam retornar das férias dia três, adiaram para dia dez, depois para dia dezessete e ainda não temos certeza da volta... É, você está certo, a coisa tá feia...

- Então, Jô, deixa-me ir que tenho que comprar álcool em gel e lenços descartáveis e estocar alimentos...

- Estocar alimentos? Vai hibernar igual urso?rs

- Mais ou menos, se fecharem comércios, bancos e tudo mais aqui como fizeram no México, acho bom me prevenir... Dizem que esse foi o único jeito que os mexicanos encontram para controlar a gripe.

- Caramba! Então guenta só um minuto que vou fazer o mesmo, vou abastecer minha dispensa!

- Só mais uma coisa, Jô... Se você ou alguém da sua família sentir esse trio de sintomas - FEBRE de 38º ou mais, DOR de GARGANTA e FALTA de AR, não perca tempo, corra para o pronto-socorro do seu Plano de Saúde ou o hospital mais próximo, pois se atingir o pulmão, a cura é quase impossível.

- Pode deixar, amigo, estou atento. Obrigado! E que Deus nos livre desse mal!

- Amém!




Utilidade pública - Em caso de dúvidas ou suspeitas da gripe,
ligue para 0800 28 10 100.




Djanira Luz
Powered By Blogger