16 de abr. de 2012

LIXO E EDUCAÇÃO PARA FORA DO CARRO...


Expressiva e bela imagem do talentoso e querido fotógrafo Severino Silva.


LIXO E EDUCAÇÃO PARA FORA DO CARRO...



 É comum, não deveria ser, flagrar muitos motoristas e ocupantes de veículos com a mão para fora descartando lixos pelas ruas da cidade sem qualquer culpa ou vergonha, como fosse a coisa mais normal e culta a ser feita!

Latas de refrigerantes ou cervejas. Guardanapos sujos e copos plásticos. Garrafas pets e um monte de outros objetos são arremessados por cidadãos sem um pingo de educação. 

Será que não podem carregar dentro de seus veículos uma sacolinha de TNT que são distribuidas como brindes em diversos postos de gasolina ou uma outra reutilizável qualquer? Será que não podem conservar seus lixos até encontrarem uma lixeira pública ou a particular de suas residências?

Imaginar que pessoas assim não se importam com os outros, com as ruas, com a cidade ou por onde seguem pelo país, é deveras desolador. Quando presencio um ato desses dá vontade de seguir o carro e de lhes relembrar os bons modos que, certamente seus pais deram, mas infelizmente, junto com o lixo eles descartaram a educação para fora do veiculo e de suas vidas.

Todo mundo gosta de casas, ruas e ambientes arrumados e limpos, embora raros são os que zelam pelo bem comum como se fosse a própria sala ou quintal de suas casas. Um pequeno gesto elegante faz toda diferença. Não jogar o lixo para fora dos carros. Não jogar lixo no chão. São coisas simples. Fáceis de serem realizadas e que deixam tudo ao nosso redor com cara de gente educada habitando o planeta.

Se sou capaz de conservar meu lixo dentro do carro ou de outros veículos, não significa que sou melhor que os outros, demonstra sim minha educação e consciência. Prova ainda que sou uma pessoa que zela pela limpeza e organização. Não só da minha casa, mas da extensão dela que vai além dos muros que a cercam.

Responsabiliade social vai por aí. Sigo o caminho da educação e respeito contribuindo com a conservação e limpeza de nossas ruas. Minha consciência agradece!


 
Powered By Blogger