13 de jul. de 2011

SENTIMENTOS REPRIMIDOS...


Imagem do amigo fotógrafo Severino Silva do Jornal O DIA
 
SENTIMENTOS REPRIMIDOS...


Reprimir sentimentos nunca foi bom. Nem será.  Amor ou ira.  Prazer ou dor. Todos sentimentos precisam ser estimulados,  só desse jeito aprenderemos a controlar a intensidade seja da fúria, da tristeza ou da alegria.

Se evitarmos sentimentos que causem dor, se nos privarmos da alegria ou do amor, o corpo responderá de forma negativa. Desse jeito, se não chorarmos a perda de alguém querido ou mesmo de um animal estimado, vamos sufocando mágoas profundas no peito por termos oprimido a tristeza que deveria ter sido extravasada. Assim como se não nos permitirmos sentir a intensidade do amor, se o evitarmos colocando-o em algum canto da memória, sua lembrança ao invés de bem, só fará sofrer. Por isso, bonitos e dolorosos, devemos permitir que nosso corpo expresse-se integralmente com cada sentimento que venha ao nosso encontro diário.

Somos hábeis para enganar a qualquer pessoa sobre como nos sentimos. Mas somos incapazes de nos enganarmos . Lá dentro, onde ninguém penetra, há uma dor latente. Que fere e nos tira a paz. Bem no fundo da alma, aquela dor  surge por não estarmos ao lado de quem amamos, deixando-nos infelizes. Os dias transcorrem sem graça dando aquela interminável sensação de vazio e perda.

Sentir a dor momentânea ou a alegria em gotas diárias é melhor do que sufocar sentimentos. Se viver reprimindo sentimentos, uma hora você não irá suportar e a resposta virá nas doenças manifestadas em seu corpo. Por isso chore. Sorria. Prove. Expresse-se. Grite. Ire-se. Exorcize todos seus medos e fúrias e, acima de tudo, ame! Ame intensamente. Deliberadamente ame. Decida-se e se permita ser feliz com o mais belo e nobre dos sentimentos.

Liberte-se do temor em não sentir. Viver é ser capaz de provar intensamente todos os sentimentos. Então, esteja vivo! Sinta a vida!rs
 
Djanira Luz
Powered By Blogger