9 de jan. de 2019

INFLUÊNCIAS INCORPORADAS


Era bancária. Nos intervalos podia se dar ao luxo de ir até a lanchonete preferida e saborear um sorvete ou uma torta. Gostava, também, de ver as vitrines das lojas com suas novidades. Tantas roupas, bolsas, calçados e acessórios que lhe serviam bem, e lhe enchiam os olhos de tentação, embora os bolsos nem sempre cheios suficientes para tudo o que a vontade desejava.

Um dia qualquer de sol, pediu para a atendente um batido de leite sabor baunilha. A moça olhou-a com expressão de incertezas, parecendo não entender o que fora dito. Com um sorriso de desculpa, a bancária refez o pedido. Um milk shake de baunilha, por favor.

De certo que se sentira uma estrangeira em terra brasilis, porque não fora compreendida no próprio idioma de tão acostumado anda o povo com influências incorporadas no dia-a-dia. Retornou para o trabalho, e além do Milk shake, levou consigo uma Apple Pie do McDonald's.

DONDOCAS EM EXTINÇÃO!


Qual fênix, as mulheres renasceram das cinzas da desigualdade, do desrespeito e das atividades insalubres. Há muito, ainda, que se lutar e conquistar. De certo, percebemos, as mulheres deram um salto olímpico desde o incidente na fábrica Cotton em Nova York, quando viviam oprimidas em péssimas condições de trabalho.

A percepção de poder feminino iniciou-se pelas ideias. A mulher pensante se descobre apta a concorrer em igualdade com o sexo oposto. Inteligente e dona de talentos multifacetados, capaz de realizar inúmeras tarefas sem perder o foco ou esquecer seu lado delicado. Ocupamos no mundo moderno posições invejáveis. O que antes parecia um sonho ou impossível, cresce com uma expressiva participação feminina nas mais variadas áreas da sociedade.

Interessante que estamos nos sentindo tão seguras, que outro dia assisti a reportagem de uma mulher pedindo o namorado em casamento. Isso sim é evolução! Quem disse que precisa ser iniciativa apenas de um sexo? As princesas dondocas saíram dos seus castelos e foram à luta por suas escolhas e vontades próprias. Não esperam mais que decidam por elas.

Nem tudo, porém, é como se esperava. O empoderamento perdeu Um pouco da sua finalidade. Algumas mulheres exageram nessa ideia de poder, e na gana por igualdade, querem a hegemonia feminina. Isso nos levará a uma divisão ineficaz. Seria uma incoerência, pois era justo o que combatíamos. E viveremos em lutas e desigualdades eternas. Haja bom senso para todos os lados!

INSATISFAÇÃO IMUTÁVEL


Que coisa, terminou o namoro e está numa tristeza profunda! Nossa, perdeu o emprego, não sai mais do quarto, só chora... O pai morreu, pobrezinho, não consegue reagir, está desolado. Essa juventude é geração mimada, se não consegue o que quer, entra em parafusos! Ah, mas se tivesse fé, se estivesse seguindo uma religião, e se acreditasse em Deus não entraria em depressão! Ouço com certa frequência essas afirmações. Leigos com diagnósticos precisos na ponta de suas ignorâncias. Desânimo não escolhe sexo, idade, situação, posição social nem coisa alguma. Fato é, fosse pela falta de fé, religiosos não sofreriam desse mal. E se fosse por desgosto amoroso, casais felizes também não se entristeceriam assim. Será expectativa demais a causa da depressão? Quando se espera muito de alguém ou de algo, e não é como o imaginado, a decepção frustra e deprime. Finalizo com minha ideia a respeito, depressão é a insatisfação com a realidade imutável.

JANELAS DA PAZ EM GESTOS DE AMOR


Ele nem precisa pedir licença, é bem-vindo a todo instante. Melhora o dia, o clima, a vida. Tudo! Mais potente que a mais temida bomba, e mais eficiente que as palavras certas. Receber afeto faz um bem danado para a alma. Colore o mau humor de rosa, e a dor de amarelo, como se o Sol brilhasse para uma determinada pessoa, tamanha a força da energia boa que cabe num gesto de carinho. Algumas vezes esse amor nem sempre chega de fora, de outra pessoa, a gente mesmo precisa demonstrar amor próprio. Olhar para o espelho da alma e dizer, - Ei tudo bem, vai passar, aguenta firme!, Abra a janela da paz, e contemple as flores, repare como são felizes apenas por existirem. Reaja!".-  Esse ânimo pessoal e íntimo encoraja para batalhas diárias. Nem sempre dias amenos, porém, nem toda hora luta difícil. O importante é receber amor, e reconhecer o poder das palavras gentis, do abraço que abraça além do corpo, ele envolve nosso espírito de uma energia extraordinária! E não tenha vergonha de exagerar nessa doação, ou de se acarinhar na ausência de quem lhe transmita ternura. Quando se descobre o bem que o afeto faz em nossa mente, força negativa nem palavras feias serão capazes de roubar sorrisos fáceis e alegrias simples.

NEM TANTO TUDO...


Não passamos de um bando de crianças mimadas acreditando ter direito do melhor de tudo. Sentimos injustiçados se não temos o que julgamos merecer. Fosse possível escolher, bem queria ter uma saúde de ferro, viver da renda com o que mais amo fazer, e curtir a segurança para a liberdade de ir e vir a hora que quisesse sem o risco do perigo a cada passo.

Deixando a modéstia longe da lógica, eu bem merecia um tanto de coisas boas para a minha satisfação. Viajar pelo mundo sem preocupação com a volta ou com os gastos, em resumo, ter uma vida sossegada com uma mala cheia de paz e sorrisos diários.

Não ter tudo que se merece talvez seja o equilíbrio para se evitar ansiedades e depressões, pois quando se chega ao topo, e não há nada mais o que se conquistar, é possível gerar frustrações.

Nem tudo o que quero tenho, lamento. Consolo-me, no entanto, se tivesse me faria estagnar no vazio da insatisfação como quem se aposenta após tantos anos de vida ativa. Seria como chegar ao fim da maratona, olhar para trás depois de todo esforço e cansaço, e me perguntar: E agora? Melhor é buscar um pouco mais do que se quer na manhã seguinte.
Powered By Blogger