13 de jan. de 2010

ENXADA E ESCADA, OFERTAS DA VIDA...


ENXADA E ESCADA, OFERTAS DA VIDA...


São os pais ou responsáveis, enquanto pequenos os filhos, que orientam seus pensamentos na intenção que eles andem por bons caminhos e companhias futuramente.

À medida que crescemos e ficamos plenamente capazes para responder por nossas atitudes, a vida oferta-nos dois objetos com intuito que façamos bom uso deles - uma enxada e uma escada -.

De posse dos vícios do álcool, fumo e tudo mais prejudicial para o corpo e mente que fizermos uso como ódio, luxúria, inveja, soberba, malquereres, os atos impulsivos, atitudes impensadas, os desejos de vingança que servirão como enxada para cavarmos nossa própria sepultura. Muitas vezes somos nós que escavamos buracos bem fundo, que nos enterrados pelas próprias mãos quando nos valemos de artifícios destrutivos.

Por outro lado, se levarmos uma vida de confiança, de amor, otimismo e mantivermos o controle da ingestão das drogas lícitas não exagerando nas doses e mantivermos distância das ilícitas e se tivermos coragem para vencer barreiras mesmo ante aos problemas a serem enfrentados, desta forma, faremos uso da escada, pois estes sentimentos nos erguem e nos levam para o alto ajudando-nos a alcançarmos grandes vitórias.

Vai depender da mente de cada em fazer uso da enxada ou da escada. Claro que a escada seria a melhor opção. Porém, caso seja necessário fazer uso da enxada, que seja pare enterrar seus dissabores, as amarguras, as saudades, o passado que não foi do jeito que sonhou, as lembranças tristes ou algo que deseja esquecer. Então, enterre! Cave fundo e tampe bem o buraco dos maus momentos e recordações que machucam lembrar. Siga subindo pela escada. Seja paciente. Suba um passo por vez até chegar no degrau certo da satisfação pessoal.

Através dos contos do livro Maktub de MalbaTahan meu pai contava algumas histórias. Os contos ajudaram-me a aprender grandes lições e a crescer com moral e ética. Quando lá atrás papai contava as histórias,mesmo com pouca idade comecei a gostar dos ensinamentos que me iam sendo passados, displicentemente, através dos contos do Malba Tahan.

Por isso que hoje eu crio histórias para que meus filhos cresçam ouvindo bons ensinamentos. Sou prova real de que mesmo que hoje eles não assimilem bem o que por ora desejo transmitir-lhes, as minhas palavras ficarão cravadas em seus corações e gravadas em suas mentes. Pois, foi justo isso que meu pai fez para mim. Tenho confiança que uma hora minhas escritas servirão também para que meus filhos saibam escolher os melhores caminhos a serem percorridos, longe da falsa felicidade que o mundo oferta.

Pode parecer piegas, mas é verdade! A única forma de convencer uma criança ou um jovem é sendo exemplo e modelo do que você tenta ensinar-lhes. A educação, a arte, a literatura são capazes de mudar destinos. Aposte nisto! Use escadas em sua vida também!rs


As imagens desta página foram retiradas da busca Google, caso seja sua criação e não autorize stá-la, favor entrar em contato comigo que retirarei imediatamente. Obrigada!
Djanira Luz
Powered By Blogger