4 de abr. de 2011

DOM DE enCANTAR...


Imagem do meu arquivo pessoal.

DOM DE enCANTAR...
Há quem não goste ou não admire o canto de uma voz maviosa? Nem se arrepie com a Ópera ao som grave da voz de um tenor ou com a suavidade aguda de uma soprano? Alguém resiste ao som alegre das músicas populares brasileiras com seus “Wave”, “O barquinho” ou “Samba do avião”, entre tantas riquezas nacionais? E as vozes estrangeiras que nos encantam mesmo que nada compreendamos de suas línguas como esta que ouço no momento com Jackie Chan e Kim Hee Seon. Ainda assim, sem conhecer sua tradução, viajo com as interpretações que faço levada pela imaginação que as belas vozes me permitem criar. E os clássicos e instrumentais? Quanta beleza têm!
Ao ouvirmos uma música que nos tenha marcado a vida, ela nos reporta para a hora e o local exato em que fomos felizes ou tristes. Solitários ou rodeados de amigos. Com mesa farta ou onde faltava até o básico.  A música tem essa capacidade: escreve histórias de sentimentos e escreve sobre cada detalhe que vivemos marcando épocas.
Amo a música e o dom dos privilegiados que encantam com suas vozes. São os cantores e músicos que tornam a vida mais bonita, alegre e colorida. Que seria das festas sem a música tocando almas! Música aproxima, quebra a frieza entre desconhecidos. Ela nos envolve como um agasalho aconchegante em dias de frio. Tudo fica mais fácil e aquecido com a música.
Deus abençoe a voz dos cantores e as mãos dos músicos! Nunca me sinto só se tem música solta contagiando o ar com suas ondas adoráveis. Seja Rock, Pop, Jazz, Blue, MPB, Lírica, Clássica, Sertaneja entre outras.  Todas transmitem emoções e cada ser tem seu gosto peculiar. Uma rica variedade de escolhas ao agrado do mais requintado e exigente ouvido.
A música invade-nos através dos ouvidos e vai instando-se em todo nosso interior. Ora, alegrando. Ora, acalmando. Ora nos pondo em sintonia com alguém querido ou com algum lugar agradável. Nada me alcança tanto quanto uma bela canção. É como se fossem mãos a tocar no mais íntimo de mim.
Sonhe, escreva, ame, viaje através da música que toca você!rs


Djanira Luz
Powered By Blogger