11 de mar. de 2009

É SONHO... FILHOS DE PREFEITOS ESTUDANDO EM ESCOLAS PÚBLICAS?

"Sobre o Projeto de Lei do Senado
nº 480, de 2007."



Se essa ideia do senador Cristovam Buarque for aprovada, aí sim “poderá” haver melhoras no ensino público. O projeto do senador obriga políticos a matricularem seus filhos em Escolas públicas. Quando digo poderá é que fico com um pé atrás e de orelhas em pé em se tratando de políticos, pois tenho desconfiança que darão sempre um jeitinho brasileiro de ser para burlar a lei ou beneficiar-se dela.

Você, caro leitor, consegue imaginar, o filho do atual prefeito na mesma sala, sentado ao lado do filho do pedreiro? E a filha daquela deputada, ao lado da filha da empregada doméstica? Parece distante, não? Coisa de cinema, tema de novela... Mas, se depender de pessoas justas, esse projeto há de passar e de ver concretizada as boas intenções do senador Cristovam Buarque.

A verdadeira intenção do senador é que dessa forma, os políticos hão de mover-se para melhorar o ensino público. Desde o corpo docente à estrutura organizacional das escolas. Professores desrespeitados, trabalhando com materiais precários quando não faltam recursos mínimos. .Algumas escolas, em pleno Rio quarenta graus, não ter ventilar em sala de aula, é barbaridade! Não ter merenda decente para os alunos, salários dos professores abaixo do merecido, nem preciso mencionar e por aí vai...

Agora, imagine a cena:

- Pai, dá um jeito! O senhor vai ter que melhorar aquela escola horrível! A sala pequena parece um inferno de quente! As carteiras desconfortáveis doem minhas costas, minha b... Não vou aguentar!!! Não tem sala de informática, pode!? E o banheiro, pai!!! Não tem papel higiênico... – Diz quase morrendo a filhinha de um senador...

Um pai que ama não faz tudo para um filho? Um pai que ama e tem as ferramentas certas nas mãos fará muito mais, você concorda comigo? Então, o político vai conhecer a triste e sofrida realidade do povo que não tem as mesmas condições de arcar com um ensino pago para seus filhos.

Sentindo e vendo, feito São Tomé, é que o político vai ter que dar um jeito. Ora, se vai!

É justo esse o pensamento do senador Cristovam Buarque. Fazer o político sentir na pele (nem que seja a pele de seus entes queridos) para tomar consciência e assim, melhorar a escola do João Ninguém, dos Fulanos de tais, dos Cicranos Silva...

O que não pode acontecer é político dar um jeitinho de preparar uma sala na escola com ar condicionado, com carteiras confortáveis e professores especializados para lecionar para seus queridos rebentos... Se bem que se vai entrar na chuva, vai ter que se molhar. Se colocar ar condicionado, vai ter que disponibilizar para a escola inteira. Aí sim, será uma maravilha!

Eu me vejo obrigada a manter meus filhos em colégio particular devido à precariedade de ensino e abandono nas escolas. O corpo docente é composto por excelentes profissionais. Mas, ninguém trabalha satisfeito num ambiente assim, você trabalharia? No início acho que sim, com o tempo vamos ficando desiludidos, cansados. É até compreensível.

No tempo em que estudei, ser aluno de escola pública era sinal de aluno inteligente. A escola era valorizada, bem como o ensino. Quem estudava em escolas particulares, eram as crianças que não tinham sido bons alunos. Não tiravam boas notas.

Hoje, a situação é outra, infelizmente. Estudam em escolas públicas as crianças cujos pais não têm condição financeira para matriculá-las numa escola particular.

Educação agora é sinal de lucro. Escolas particulares cobram verdadeiros absurdos de mensalidades. Por isso, se o projeto vingar, será de grande valia para os alunos e pais. Quem não deseja o filho tendo boas oportunidades na vida? E essa oportunidade começa em sala de aula, tendo bom aprendizado.

Que eu veja esse sonho realizado. Talvez meus filhos possam frequentar um colégio público com uma nova realidade...

E você, sonha com esse momento também?


Quem desejar verificar a veracidade do projeto lei e quiser apoiar, é só acessar o link abaixo. Em suas mãos está uma oportunidade de melhorar o vergonhoso ensino público no Brasil para que os alunos tenham os mesmos direitos de ensino de qualidade que os alunos de escola particular.

http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Materia/getPDF.asp?t=51480



ADENDA:

Não sou do meio político. Não conheço o senador Cristovam Buarque. Mas, conheço seus ideais que me são agradáveis.

Djanira Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUERIDO LEITOR, QUE VOCÊ SAIA MELHOR DO QUE CHEGOU AQUI! VOLTE SEMPRE QUE O TEMPO PERMIRTIR OU O CORAÇÃO DESEJAR...rs

;Djanira LUZ

Powered By Blogger