16 de abr. de 2012

LIXO E EDUCAÇÃO PARA FORA DO CARRO...


Expressiva e bela imagem do talentoso e querido fotógrafo Severino Silva.


LIXO E EDUCAÇÃO PARA FORA DO CARRO...



 É comum, não deveria ser, flagrar muitos motoristas e ocupantes de veículos com a mão para fora descartando lixos pelas ruas da cidade sem qualquer culpa ou vergonha, como fosse a coisa mais normal e culta a ser feita!

Latas de refrigerantes ou cervejas. Guardanapos sujos e copos plásticos. Garrafas pets e um monte de outros objetos são arremessados por cidadãos sem um pingo de educação. 

Será que não podem carregar dentro de seus veículos uma sacolinha de TNT que são distribuidas como brindes em diversos postos de gasolina ou uma outra reutilizável qualquer? Será que não podem conservar seus lixos até encontrarem uma lixeira pública ou a particular de suas residências?

Imaginar que pessoas assim não se importam com os outros, com as ruas, com a cidade ou por onde seguem pelo país, é deveras desolador. Quando presencio um ato desses dá vontade de seguir o carro e de lhes relembrar os bons modos que, certamente seus pais deram, mas infelizmente, junto com o lixo eles descartaram a educação para fora do veiculo e de suas vidas.

Todo mundo gosta de casas, ruas e ambientes arrumados e limpos, embora raros são os que zelam pelo bem comum como se fosse a própria sala ou quintal de suas casas. Um pequeno gesto elegante faz toda diferença. Não jogar o lixo para fora dos carros. Não jogar lixo no chão. São coisas simples. Fáceis de serem realizadas e que deixam tudo ao nosso redor com cara de gente educada habitando o planeta.

Se sou capaz de conservar meu lixo dentro do carro ou de outros veículos, não significa que sou melhor que os outros, demonstra sim minha educação e consciência. Prova ainda que sou uma pessoa que zela pela limpeza e organização. Não só da minha casa, mas da extensão dela que vai além dos muros que a cercam.

Responsabiliade social vai por aí. Sigo o caminho da educação e respeito contribuindo com a conservação e limpeza de nossas ruas. Minha consciência agradece!


 

13 de abr. de 2012

GENTE QUE FAZ BEM E GENTE QUE FAZ MAL...




Imagem do querido e talentoso fotógrafo Severino Silva (Gente que faz muito bem!)

GENTE QUE FAZ BEM E GENTE QUE FAZ MAL...


Tem gente que faz um bem danado. Ao seu lado tudo melhora. Dor do corpo. Dor da alma. Dor de amor. Saudades.Tudo mesmo. Gente assim tem um dom divino e a gente fica querendo estar sempre ao seu lado. E, mesmo que ausente, a sua lembrança consegue pôr um sorriso em nosso rosto.  Tipo de gente que mesmo não dizendo coisa alguma, transmite mais dos que muito falam e nada dizem. Ficamos felizes pelo simples fato de respirarmos o mesmo ar de gente assim. Gente que faz bem ter por perto.

Já contrária a que faz bem, tem gente que sua presença só faz mal. Gente nociva. Que não nos faz bem porque só enxerga o mal em tudo. Nada presta e coisa alguma está certa. Só fala de doença e mal de políticos. Critica amigos ausentes e ofende por coisa à toa. É negativo e pessimista ao extremo. Fala palavrões e é rude. Suas palavras são ácidas e corroem amizades, amores, laços. Gente assim faz mal até mesmo para si. E esse mal muitas vezes aparece em forma física, as doenças. Tanto rancor e azedume claro que uma hora faz um estrago no corpo. Também adoece a alma. Depressões e apatias começam a danificar as mentes.

Uma amiga, que está viúva há poucos meses, me contou que sua médica aconselhou-a a não ficar muitas horas ao lado de pessoas pessimistas, pois gente do tipo tem a capacidade de desanimar qualquer um. Até mesmo os espíritos leves e de bem com a vida são compelidos para pensamentos baixos.

Em meu convívio há o misto desses dois tipos de gente. Gente que faz bem e gente que faz mal. Ao lado de gente que faz bem tenho a impressão que felicidade não tem fim. Já do lado da pessoa que faz mal, não enxergo só o lado negro da vida, nem acho que o mundo é um vale de lágrimas. Ao lado de gente assim ponho meus pés bem fincados no chão porque elas me fazem entender que a vida é feita de riso e de choro. Nem todo dia alegria, nem todo tempo lágrima. Há no Universo um equilibrio dos sentires. Mas a verdade é: gente positiva faz um bem danado para a alma. Ah, isso faz!

 

10 de abr. de 2012

TENTATIVAS!



TENTATIVAS!

Reescrevo histórias
Reinvento risos
Refaço sonhos
Restauro perdas
Renovo momentos
Reanimo almas
Vivo a reconstruir
idéias
vidas
amores
meu mundo!

 
 Djanira Luz

9 de abr. de 2012

BUSCA...



Bela e delicada imagem de Pauletto J A 


Busca...



Busco você nas canções que agradam
meus ouvidos
e tocam a alma criando agradáveis sonhos

Busco você na imagem bonita do filme
que me emociona
e amolece de carinho meu coração

Busco você na página do livro
onde as letras saltam
para minha mente e a história
se faz real
na lembrança sua
presente em meus dias

Busco você no olor suave no corpo fresco
depois do banho e a cena dos nossos abraços,
dos nossos amassos aquecem
o momento trazendo você
para perto de mim

Busco você nos sabores que aguçam meu paladar
e enchem minha boca de vontade,
de desejo do beijo bom nos minutos
apaixonados onde as palavras
se calam de amor

Busco você em tudo que traduz beleza
e coisa toda boa
que há, pois você é a causa
da minha eterna busca
que fazem as minhas
horas para sempre felizes...

 
Djanira Luz

4 de abr. de 2012

MEU TEMPO É AGORA!



Imagem do brilhante fotógrafo e amigo Severino Silva


MEU TEMPO É AGORA!


Meu coração bate por você
e o pensamento vai
ao seu encontro
Os meus sorrisos são seus
e os abraços lhe pertencem
As palavras que eu diga
ou escreva são feitas
sob medida para você
No meu tempo não há
passado, nem futuro
é hoje, já, agora
Curto o presente em
muitas horas alegres
na história viva
de nós dois...
Djanira Luz
Powered By Blogger