8 de jun. de 2009

VOCÊ SABE OU PENSA QUE SABE O QUE É JUSTIÇA?


As imagens desta página foram retiradas da busca Google, caso seja sua criação e não autorize postá-la, favor entrar em contato comigo que retirarei imediatamente. Obrigada!



VOCÊ SABE OU PENSA QUE SABE O QUE É JUSTIÇA?


“A primeira vez a gente nunca esquece...”


Sendo boa ou ruim a experiência, da primeira vez é mesmo difícil de esquecer.

Quando fui apresentada a ele nem tinha muita experiência de nada na vida. Mas, foi ele quem me mostrou a realidade nua e crua. Com ele encontrei novos significados para a vida, através dele cresci, amadureci. Ele ampliou meus horizontes e a minha mente. E dele nunca mais me separei.

Passaram muitos anos e permanecemos unidos até hoje. Mas, apesar de amá-lo tanto, eu pensei em abandoná-lo.

Minha desavença com meu amigo começou quando o advogado disse que muitas vezes quem ganha uma causa não é aquele quem está com a razão. Nem sempre é a pessoa honesta ou correta quem ganha na "justiça", mas aquele cujo advogado faz a melhor defesa. Esse foi o conceito de justiça que o doutor de Direito me passou. Ainda sugeriu que eu procurasse ver o real significado da palavra.

Inconformada e incrédula fui ter com meu amigo de longas datas para que ele sim, sabido e atualizado, pudesse dar o verdadeiro sentido da palavra justiça.

Para minha decepção, o meu amigo deu voltas e mais voltas, falou de maneira rebuscada e vi que o conceito dele sobre justiça discorria do meu ponto de vista. Fiquei aborrecida, quis cortar relação com ele. Para sempre! Era tamanha minha indignação. Tanto que até pensei desprezar uma amizade de anos...

Eu daria novo significado para a palavra JUSTIÇA. Justiça seria...
Favorece a pessoa que sofreu alguma lesão e que fora comprovada a veracidade dos fatos. E não o que disse o advogado e o que diz meu amigo sabido.

“-É por isso que o mundo está deste jeito! Nunca vi uma justiça mais injusta do que esta! Deve ser por isso também que se diz que a justiça é cega... Cega de conivência, então!” – Pensava eu incisivamente.

Não havendo o que pudesse ser feito, achei por bem recompor-me com meu amigo. Estava lá abandonado, surdo-mudo, gasto, pálido pelo tempo corrido. Senti certa compaixão pelo desprezo dado a ele. Coisa triste é o remorso...

Então, tocando-lhe eu disse baixinho:

- É meu velho amigo... Penso que para termos justiça neste país está na hora de mudarmos o significado da palavra justiça!

E recoloquei meu velho amigo dicionário na estante da sala...


Você já viu o significado da palavra justiça? Não? Então... Veja!rs




Djanira Luz
Powered By Blogger